domingo, 13 de julho de 2014

O BRASILEIRO E A COPA (CRÔNICA)




      E aí... O povo brasileiro resolveu deixar pra lá, o problema duma Copa superfaturada.

         _ Afinal, é o hexa que está em jogo!

        Vencidos pela febre do futebol. Quase toda uma nação pobre de educação. Vestiu-se de verde e amarelo para torcer por uma utopia em desafio.

      _ Afinal, é a honra do país do futebol que está em jogo!

     Portanto, permitiu-se esquecer da falta de saúde, da segurança... De toda politicagem que acerca terra tão rica e promissora.

    _ Afinal, ao menos esse troféu para ser polido e admirado com orgulho!

    Depois de tanta batalha nas ruas, reivindicando direitos para um povo esquecido e abusado pelos seus dirigentes, foi dado um sedativo para o Gigante que voltou a adormecer.

    _ Mas os doze defensores em campo perderam o jogo!

    A Copa tão cobiçada e tão importante. Que talvez, quem sabe, nas cabeças de muitos brasileiros, fosse o alvo de suma relevância para a resolução de todos os problemas deste imenso país. Agora perdida para uma seleção que desde a segunda guerra mundial não detonava, de uma vez só, com toda uma nação.

    _ E agora?...

    O jeito é recolher toda lona verde e amarela desse circo, e continuar correndo atrás do pão de cada dia, que custa mais caro para os bolsos de cada um. Com exceção, é claro, de uns poucos privilegiados que estão no poder. Achando que o espetáculo já foi o suficiente para amortizar os tolos.


Mônica Pamplona.
09/07/14